Sobradinho
Em 2005, a antiga morada de Francisca Romana do Patrocínio, dama de companhia da baronesa de Villa Franca, e de seu sobrinho, José David Paula, foi adquirida pela Prefeitura de Quissamã, que começou o processo de restauração em 2006. O Sobradinho é um casarão da década de 1870, que ganhou um segundo pavimento em 1885.
No fim do século XIX, a família Paula permitiu que fosse construída, no entorno da propriedade, a Estação da Freguesia, centro nervoso de um total de 40 quilômetros de linha férrea, ao longo da qual se concentravam diversas fazendas da região. Com a morte de Romana, em meados de 1920, e a saída da família Paula do lugar, o sobrado foi transformado em Cartório. Mais tarde, serviu de sede para a unidade municipal dos Correios.
A edificação está com suas características originais preservadas, mas ganhou um elevador e um anexo, construído na parte de trás do terreno, em estilo arquitetônico compatível, e onde funciona o centro cultural. Com o objetivo de agregar iniciativas educacionais e culturais, o Centro Cultural Sobradinho tem salão de exposições, sala de música, biblioteca infantil, sala multimídia, sala de leitura, um mini palco para atividades teatrais e cantina.
Foto: Cris Isidoro.
(obtida em domínio público na Internet)