As Ciclovias de Quissamã

Substituir os veículos movidos a combustíveis fósseis por alternativas mais saudáveis e menos poluentes é uma tendência mundial. A melhoria e popularização dos transportes coletivos como ônibus, trens e metrôs é uma das saídas. Mas, nenhuma delas é tão barata, eficiente e sustentável como a boa e velha bicicleta.

São poucas as cidades do país que contam com espaços adequados como ciclovias e ciclofaixas aos ciclistas. E Quissamã é um ótimo exemplo disso.

Com a inauguração, em 2009, de um trecho de 4Km, o município de Quissamã passou a ter uma das mais extensas Ciclovias do Estado do Rio de Janeiro, com quase 12Km de malha cicloviária. Com largura de 2 metros e sinalização horizontal e vertical, a Ciclovia serve também para caminhadas e outros esportes, e para milhares de moradores da Zona Rural que usam a bicicleta para chegar ao Centro de Quissamã.

É impressionante a quantidade de bicicletas circulando pela cidade durante todo o dia. Pra onde se olha, tem uma bicicleta. Bicicletários e calçadas ficam repletos de bikes estacionadas. São muitos jovens, adultos e idosos que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

Além do baixo custo, e de ser ecologicamente correta, a pedalada também é uma excelente aliada para a saúde de seus praticantes.

Infelizmente, pelas reclamações que recebemos dos nossos leitores, atualmente as condições das Ciclovias de Quissamã não são das melhores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *