CADÊ A CRECHE? Obra da creche do Sítio Quissamã, iniciada no começo de 2018 (e prometida para 2019), é paralisada mais uma vez
Em 2017, a Prefeitura de Quissamã realizou a Concorrência Pública n° 001/2017 (primeira concorrência da atual gestão), e no ano seguinte assinou um contrato milionário com a Construtora Avenida, de mais de R$ 1,7 milhões (com aditivo), para construção de uma Creche no bairro Sítio Quissamã, prometida desde o início do mandato. Ainda em 2018, a atual Prefeita Fátima Pacheco, ao lado do Secretário de Educação Róbisson Serra e do então Secretário de Obras e Vice-Prefeito, Marcelo Batista, fizeram um vídeo prometendo finalizar a obra em Fevereiro de 2019. Foi dito também que seria construída uma Ciclovia para melhor acesso ao local.
Hoje, passados mais de 2 (dois) anos do início da obra, tanto a Ciclovia quanto a Creche do Sítio Quissamã ainda não foram concluídas. E mesmo com todos os aditivos de prazo e interrupções de prazos do contrato, a obra deveria estar concluída em 16/06/2020.
As falhas no planejamento e execução do projeto ficam evidentes nos inúmeros Aditivos Contratuais publicados ao longo do tempo. Em 2019, a obra foi interrompida por 29 (vinte e nove) dias, e depois foi assinado um aditivo de prazo de mais 180 (centro e oitenta) dias. No atual ano de 2020, mais dois aditivos que somam mais 180 (cento e oitenta) dias de prazo, e mais cinco interrupções que totalizam 65 (sessenta e cinco) dias com a obra parada. A última paralisação foi de 27/04/2020 a 24/05/2020, sob justificativa da pandemia do Coronavírus. O curioso, é que a publicação dessa última paralisação estranhamente aconteceu somente em 17 de Junho, ou seja, quase um mês depois da paralisação informada.
.
Centenas de famílias aguardam anos por uma vaga de creche, enquanto alguns conseguem solução facilmente
A falta de vagas em creches municipais sempre foi um drama na cidade de Quissamã. Centenas de mães aguardam, há anos, por uma vaga para seus filhos pequenos, para que possam trabalhar enquanto as crianças ficam em segurança.
Esse já foi o caso de Ana Cláudia Cerqueira, moradora do Sítio Quissamã. Em 2015, ela saiu na capa de uma edição de um jornal de Macaé criticando o então governo do Ex-Prefeito Nilton Furinga, clamando por uma vaga em creche e prometendo ir até o Ministério Público, pois estava desempregada e não tinha como procurar emprego e cuidar do filho. Apesar da obra até hoje não ter sido concluída, Ana Cláudia se calou. Seu problema foi resolvido pelo atual Governo Municipal: ela foi nomeada em 2018 como Assessora Especial do Gabinete da Prefeita, cargo de altíssimo escalão com Símbolo CC-1, passando a ganhar um salário de R$ 5.552,06 (cinco mil, quinhentos e cinquenta e dois reais e seis centavos). Certamente agora Ana Cláudia pode pagar uma babá em tempo integral.
Já outros, se aproveitam da proximidade com o poder para dar um jeitinho. É o caso de Ildefonso Espírito Santo Neto, conhecido na cidade como “Toquinho”. Ele já foi casado com Andréa Pacheco, sobrinha da Prefeita Fátima Pacheco, e possui bom trânsito com o Governo. Toquinho conseguiu facilmente, em Dezembro de 2019, quando seu filho tinha apenas 7 (sete) meses, uma vaga na melhor creche do município, furando a fila de centenas de crianças que esperam até hoje por uma vaga. O problema de Toquinho também foi resolvido.
E enquanto uns vão ganhando seu “cala-boca”, e outros conseguem usar de influência para passar na frente da enorme fila de espera, as centenas de mães que aguardam anos por uma vaga para seus filhos também querem ver seus problemas resolvidos, e continuam a perguntar: cadê a Creche???
.